Resultado da LIIBRA DF 2022

Com disputas acirradas e placares apertados, a 4ª edição da Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA DF) teve suas partidas finais e conheceu seu grande campeão, entre 12 e 13/02, nas dependências do Sesc Taguatinga Norte. Os jogos finais ocorreram das 8h30 às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal Youtube da Cufa DF e o Gama Team foi a equipe vencedora da categoria, ao vencer o DuGuetto por 32 a 28.

A iniciativa, idealizada pela Central Única das Favelas do Distrito Federal, é fomentada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF (SELDF) e realizada pela Associação Cresce DF.

Resultados – categoria masculina

Os resultados do fim de semana, repleto de lances plásticos e muita disputa, ficaram assim:

Quartas de final – 12/02:

  • Dream Team 18 x 25 DuGuetto;
  • Gama Team 13 x 10 Guariroba Raptors;
  • Mins 22 x 16 São Sebastião;
  • Street kings 16 x 12 Midwest Ballers.

Semifinais – 13/02:

  • DuGuetto 28 x 22 Street Kingz;
  • Gama Team 20 x 00 Mins.

A equipe do Mins teve um atraso acima do tolerado, por isso, de acordo com o regulamento, foi desclassificado, dando ao time do Gama a vitória.

Final – 13/02:

  • Gama Team 32 x 28 DuGuetto.

Participações especiais

Os momentos finais da liga contaram com participações especiais como a do Deputado Rodrigo Delmasso, a da Deputada Celina Leão e a de Gabriel Santos, jogador profissional de basquete.

O diretor de programas sociais do Sesc DF, Guilherme Reinecken, também esteve entre os ilustres.

Esporte é cultura

A LIIBRA foi além do esporte e reuniu também o hip hop. Para apresentar ao público de casa um pouco da cultura urbana presente no DF, a final contou com a apresentação musical dos rappers C2 Mc e Rehael, dois representantes da vida e dos movimentos das quebradas do nosso Quadradinho. Assim como o basquete, o grafite e o break, o hip hop é um dos grandes expoentes dessa cultura universal.

Retrospectiva

Na rodada de 29 a 30 de janeiro, a final feminina esteve sob os holofotes. O time Winx levou a melhor com um placar de 30 a 18 contra o Forças da Capital.

Outro momento marcante da temporada aconteceu durante a última rodada dos jogos classificatórios para as quartas-de-final: os atletas do time masculino Ubathug´s fizeram uma linda homenagem ao jogador de basquete Urubatan Junior, recente vítima de Covid-19. O time, cujo nome faz menção ao atleta falecido, fez um minuto de silêncio ao final do jogo. Os filhos de Urubatan estiveram presentes acompanhando a disputa.

Galeria de fotos