A Central Única das Favelas do Distrito Federal, além de cumprir um importante papel na promoção de atividades e projetos que visam a emancipação de jovens e de moradores da periferia do Quadrado, tem também, em seu DNA, a missão de atender a população em vulnerabilidade social promovendo campanhas e ações solidárias.
Promover ações de cunho social, esportivo e artístico, proporcionar a qualificação profissional de moradores das favelas e quebradas, e difundir e valorizar a cultura e o potencial empreendedor das periferias.
Acreditamos na valorização da diversidade característica das quebradas e lutamos pela promoção da equidade em territórios em situação de vulnerabilidade social, promovendo o empreendedorismo, desenvolvimento socioeconômico e cultural para jovens.
Respeito e amor pela cultura procedente das favelas e periferias e seu reconhecimento como ferramenta de transformação e inclusão social.
A Central Única das Favelas do Distrito Federal, além de cumprir um importante papel na promoção de atividades e projetos que visam a emancipação de jovens e de moradores da periferia do Quadrado, tem também, em seu DNA, a missão de atender a população em vulnerabilidade social promovendo campanhas e ações solidárias. Algumas dessas iniciativas começaram durante o período pandêmico e seguem até hoje. São elas: Cufa contra o Vírus, Mães das Favelas, Natal Escolar, Campanha do Agasalho, Doações de Gás, entre outras.
Diante do triste contexto de insegurança alimentar que assolou o país após a Covid -19, a Central Única das Favelas (CUFA DF), desde o início da pandemia, promove uma iniciativa que visa minimizar essa situação. Pelo terceiro ano consecutivo a instituição promove a doação mensal de gás de cozinha para comunidades periféricas em Brasília. A ação atende, ao todo, 17 Regiões Administrativas como Pôr do Sol, Sol Nascente, Estrutural além de cidades do entorno.
Fazendo valer a hashtag #cufacontraovírus, a entidade realizou ações beneficentes que atenderam a mais de 150 mil famílias, objetivando amenizar minimamente os efeitos negativos causados pela pandemia e pela necessária quarentena. Foram 20 mil toneladas de alimentos doados para 40 regiões em vulnerabilidade social do DF e Entorno. Com a campanha, iniciada em abril de 2020 e que se estendeu por quase dois anos, essas unidades familiares contaram com alguns itens básicos para complementar a alimentação diária de seus entes queridos.
Já com projeto Mães das Favelas, a Cufa DF promoveu uma importante ação solidária, fornecendo um auxílio de R$ 120,00 a 2500 mães de famílias moradoras de comunidades periféricas. O valor, doado por meio de um cartão entregue a essas mães, repetiu-se por 3 meses, e serviu como complemento à renda básica dessas famílias.
Com a campanha Natal Escolar, uma parceria entre a Cufa-DF e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), realizada em 2021, mais de 800 kits de materiais escolares básicos, destinados a 800 crianças em situação de vulnerabilidade social, foram entregues, por cinco RAs do Distrito Federal – Estrutural, Varjão, Pôr do Sol, Gama e Brazlândia. Resultado de uma arrecadação de mais de R$ 16 mil em doações.
A atuação da Cufa DF, portanto, tem tido um alcance bastante representativo, com números que demonstram a preocupação da organização com habitantes das regiões menos favorecidas de nossas cidades.
Copyright © 2025 CUFA DF | Todos os direitos reservados